A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), lançou a campanha de combate as arboviroses. Com a mensagem “Riachuelo combate o mosquito da Dengue. Vamos agir juntos!”, a mobilização tem foco nas formas de prevenção e controle do mosquito Aedes Aegypti, causador da dengue, zika e chikungunya.
A campanha é complementar às medidas de reforço que vêm sendo adotadas pela prefeitura, por meio dos agentes de comunitários de saúde e agentes de endemias, bem como na garantia da assistência à população.
A prevenção é a melhor forma de combater a doença. Todo local de água parada deve ser eliminado, pois é lá que o mosquito transmissor, o Aedes aegypti, coloca os seus ovos.
Os sintomas de dengue, chikungunya ou Zika são semelhantes. Eles incluem febre de início abrupto acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira na pele, manchas vermelhas pelo corpo, além de náuseas, vômitos e dores abdominais. A orientação é para que a população procure o serviço de saúde mais próximo de sua residência assim que surgirem os primeiros sintomas.