A Secretaria Municipal de Saúde – SMS, está promovendo um mutirão de vacinação contra HPV. A população-alvo prioritária da vacina quadrivalente contra o HPV nesse programa é de 9 a 14 anos.
O objetivo da vacinação é induzir imunidade e reduzir os riscos de contaminação.
Vale ressaltar que mais de 80% das pessoas podem contrair o HPV antes dos 45 anos e quem não se vacina fica exposto desnecessariamente, uma vez que a vacina é gratuita e disponível nas unidades de saúde.
ENTENDA
A sigla HPV corresponde a um conjunto de vírus chamado papilomavírus humano. Os HPV são vírus sexualmente transmissíveis que infectam pele ou mucosa, provocando verrugas ou lesões que podem ser precursoras de cânceres. Entre os mais comuns estão o câncer de cólon do útero.
PROTEÇÃO SEMPRE
O HPV afeta pessoas de todos os gêneros, e o modo mais comum de contágio é pela via sexual. Por isso, é muito importante o uso adequado de preservativos, internos ou externos, em todos os contatos sexuais
APOIO
A educação é fundamental para entender e proteger crianças e adolescentes de certos tipos de câncer e outras doenças relacionadas ao HPV, que podem aparecer em momentos posteriores das vidas delas.
Fonte:
Pular para o conteúdo