O mês de setembro é o mês mundial dedicado à prevenção ao suicídio, chamado também de Setembro Amarelo.
Trata-se de uma campanha, que teve início no Brasil em 2015, e que visa conscientizar as pessoas sobre o suicídio, bem como evitar o seu acontecimento. É nesse mês que no dia 10 se comemora o dia mundial de prevenção ao suicídio.
O assunto que já foi um tabu muito maior, ainda enfrenta grandes dificuldades na identificação de sinais, oferta e busca por ajuda, justamente pelos preconceitos e falta de informação.
Nesta segunda-feira (15), foi realizado uma sala de espera na UBS Maria Luiza da Conceição (Bairro), pela Psicóloga Michelle Freitas da Equipe do Núcleo de Assistência à Saúde da Família (NASF) e o Médico Dr. Ronaldo Teixeira da Equipe III da Estratégia Saúde da Família (ESF), no intuito de informar à população que é possível sim prevenir o suicídio, através do cuidado com a mente e empatia para com o nosso próximo.
Como vai você? Uma pergunta bastante simples, mas que pode ser impactante para aquele que está em sofrimento psicológico e que necessita de apenas uma escuta para minimizar sua dor e se sentir acolhido. Foi falado também da necessidade primordial em procurar um profissional de saúde, em qualquer pensamento destrutivo da vida.
Cuidar da Mente, esse é o passo primordial para o enfrentamento dos sofrimentos psíquicos e ter uma mente saudável.
Conte conosco, caso você não esteja bem com relação aos seus pensamentos, e não sabe como cuidar da sua mente.
Secretaria Municipal de Saúde – Prefeitura Municipal de Riachuelo/RN