O Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do Rio Grande do Norte (Idiarn) iniciou a segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa, que vai durar até o fim de novembro.
A imunização nesta fase é obrigatória apenas para os animais de 0 a 24 meses, mas todos os animais devem ser declarados.
O produtor deve adquirir a vacina, vacinar os animais e declarar o rebanho em um dos escritórios do órgão, da Emater.
Em Riachuelo, a declaração pode ser realizada na Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente – SEMAGMA.
A vacinação é fundamental na erradicação e prevenção da Aftosa. Se confirmada a doença, a principal forma de controle é o isolamento e sacrifício dos animais doentes, e eliminação de fontes de infecção. Quanto mais rápido for detectada a doença, mais rápida será a contenção e menores os prejuízos.
COMO DECLARAR:
Leve a nota fiscal da vacina e a relação dos animais vacinados ao escritório do IDIARN, EMATER-RN ou Secretaria Municipal da Agricultura para declarar a vacina!
Prazo para declarar: até 15 dias após o término de cada campanha. Os produtores com animais acima de 24 meses, deverão declarar seus rebanhos na 2ª etapa.