O Governo Federal atualizou no dia 28/3/2022, o Sistema do Mapa do Turismo Brasileiro – SISMapa – Ministério do Turismo/Mtur. Com o remapeamento, o Rio Grande do Norte passa por uma nova distribuição de Regiões Turísticas, que contará com 11 Polos e 81 municípios.
A novidade é que Riachuelo passa a integrar o Polo Potengi, junto com os municípios de Santa Maria, São Paulo do Potengi e São Tomé. O Polo vai proporcionar mais assertividade na implantação de políticas públicas destinadas ao desenvolvimento turístico do Potengi.
Além disso, o Ministério do Turismo por meio do Programa de Regionalização do Turismo e dos Interlocutores Estaduais do PRT, renovou o certificado do município de Riachuelo como integrante do Mapa do Turismo Brasileiro.
O Ministro de Estado do Turismo e a Secretaria Nacional de Atração de Investimentos, Parcerias e Concessões, por meio do Programa de Regionalização do Turismo e de seus Interlocutores Estaduais, também reconheceram o Conselho Municipal de Turismo Riachuelo / RN, registrado no Sistema de Informações do Mapa do Turismo Brasileiro – SISMapa.
“Esta é uma excelente notícia. Constar no Mapa Estadual e Nacional do Turismo é imprescindível para ficar em consonância com os princípios da Política Nacional de Turismo e assim, estar apto à captação de recursos. Acreditamos no Turismo como fonte de desenvolvimento”, comentou a secretária municipal do Turismo, Rizza Andrade.
Já o prefeito Joca Basílio ressaltou as riquezas naturais do município como uma fonte de desenvolvimento econômico e social. “Riachuelo tem diversos atrativos naturais que servem de turismo de contemplação (serras), de aventura (corrida, trilha, cavalgada, mountain bike, rallye), gastronomia, de lazer (açudes, barragens, tanques naturais) e de festejos (arraiá, aniversário da cidade). Vamos trabalhar para colocar em práticas novos projetos”, concluiu o prefeito.