Seguindo o calendário do Ministério da Saúde, o mês de Janeiro é dedicado aos cuidados com a saúde mental. É o primeiro dos doze meses do ano e, geralmente, é nele que traçamos novas metas, inclusive mudanças de hábitos e cuidados com nossa saúde e bem-estar. Nesta ocasião, é o mês próprio para dialogar sobre os cuidados com a nossa saúde mental.
O autocuidado é uma das formas de olhar para si mesmo de maneira a se priorizar nas situações cotidianas. Esta prática envolve um processo baseado em escolhas que possam ajudar o indivíduo num maior bem estar, e, consequentemente, numa saúde mental. O cuidar de si não só gera a autonomia de se enxergar como sujeito responsável por suas escolhas, como também favorece num bom desenvolvimento biopsicossocial. Sendo assim, isso fornece a cada indivíduo o ganho tanto no que envolve o corpo e o psíquico (mente), como também, o insere de forma saudável em suas relações sociais e no que tange a sociedade.
A ação desenvolvida na Unidade Básica de Saúde do Distrito de Cachoeira/RN teve como objetivo gerar a reflexão e orientação sobre a prática do autocuidado e como isso está diretamente relacionado a saúde mental. Sendo assim, a dinâmica de olhar dentro da “caixa misteriosa” o principal responsável por nos ajudar, levou aos pacientes a enxergarem a si mesmos pelo espelho. Vale ressaltar que este cuidado consigo mesmo e, consequentemente, cuidar da nossa Saúde Mental, deve ser uma busca constante e diária, não apenas no mês de Janeiro.
Profissionais que desenvolveram essa atividade: Equipe Multi: Anna Karla Santiago Psicóloga e Lídia Myrella Queiroz Fonoaudióloga.
Pular para o conteúdo