A tarde do domingo, 19/12, foi marcada por muita emoção no distrito de Cachoeira do Sapo com a reabertura oficial da Quadra de Esportes Heleno Viana (Neno). A obra estava estava parado e só em 2021 foi concluída após aporte de recursos próprios da atual gestão.
Evento do programa oficial das festividades dos 58 anos de Emancipação de Riachuelo, reuniu autoridades, lideranças, familiares do vereador Heleno Viana (in Memorian) e desportistas locais.
Estiveram presente o prefeito Joca Basílio, a primeira-dama Leninha Teixeira, a vice-prefeita Clébia Sena, a vereadora Neide Ribeiro, vereador Graciliano Belchior, o ex-prefeito Júnior Bernardo, representantes da Coordenadoria de Esporte, secretários e secretárias municipais, além de lideranças locais.
Durante a solenidade, o vereador Heleno Viana, mais conhecido como Neno, foi constantemente lembrando pelos presentes que destacaram sua atuação política na área social e do desporto local. Neno foi vereador e representou o distrito de Cachoeira, com forte atuação na Serra da Melosa, Melosinha e Lagoa do Sapo.
Em seu discurso o prefeito Joca Basílio relatou a satisfação de poder finalizar uma obra que estava parada. Relembrou que foi dele a ideia da denominação da quadra quando ainda era vereador, e que foi aprovado por unanimidade. Ressaltou a importância da obra para o desporto local e destacou que a Prefeitura tem atuado de forma efetiva no distrito, relembrando a reabertura da UBS, a destinação da ambulância, a preocupação com o atendimento ao serviços públicos e prometeu ainda para o início do ano de 2022 a disponibilização de um trator para atender a comunidade e de uma nova ambulância. Também informou o seu empenho pra construir o estádio de futebol que levará o nome da ex-vereador e vice-prefeito Serivan Sena (in memorian). “Cachoeira não será abandonada pele gestão. Tenho um compromisso com este distrito que sempre me acolheu bem. Nós estamos aqui trabalhando para melhorar Cachoeira”, frisou.
O ex-prefeito Júnior Bernardo deu um depoimento a favor do prefeito Joca. “Eu construi com muita luta essa ginásio. Durante 8 anos ele ficou abandonado, mas eu tenho dito que Joca veio para recuperar o município e muito do que eu fiz. Ele tem feito um trabalho exemplar de recuperar obras públicas que estavam abandonadas, foi assim com o Queirozão, as praças e agora, aqui neste Ginásio, que eu dei início mas que é um conquista do povo de Cachoeira”, ressaltou.
A vereadora Neide Ribeiro, que é do distrito, falou representando os vereadores e destacou a importância da obra e a homenagem ao vereador Heleno. “É com orgulho muito grande estar na entrega desse ginásio. Hoje estamos concluindo essa entrega homenageando o saudoso vereador Neno, que trabalhou muito por este lugar. Ele era um homem que se preocupava com cada um cidadão do nosso distrito”.
O filho do saudoso Heleno Viana, Edmundo Viana, falou em nome da família. Estavam presentes além de Edmundo, os filhos Aroldo e Francisco, os netos Gabriel Viana e Yasmin Viana. Dona Maria, esposa, além dos filhos Francisco e Edvaldo, não puderam comparecer. “É uma satisfação para nossa família, agradecendo primeiramente a Deus, ao prefeito Joca Basílio por esta homenagem. Essa homenagem do ginásio com nome do meu pai nos deixa muito feliz, ele deve estar muito feliz. Eu suspeito de falar, mas meu pai era um político diferenciado, por sua simplicidade e pela forma que ele agia”, finalizando agradecendo a todos pela palavras direcionada ao saudoso vereador.
Após a solenidade, aconteceu um jogo amistoso entre as integrantes da equipe de futsal feminino do distrito. O prefeito Joca Basílio deu o pontapé inicial da partida que mostrou a utilidade da quadra para a inclusão e o desenvolvimento por meio da prática do esporte.