Na manhã desta terça-feira, 19 de dezembro, Riachuelo celebrou a inauguração do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), resultado da colaboração entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (SETHAS), e a administração municipal.
A solene cerimônia ocorreu na Câmara Municipal e contou com a presença do secretário-adjunto da SETHAS, Adriano Gomes, do prefeito de Riachuelo, Joca Basílio, e do secretário de Assistência Social local, Damião Neto, além de secretários e autoridades locais.
Durante o evento, Adriano Gomes enfatizou os investimentos realizados pelo Governo, incluindo o cofinanciamento para a implementação do CREAS, ressaltando o compromisso com a assistência social. “Eu saio daqui com a esperança renovada, pois o CREAS representa um avanço significativo na assistência social”, frisou.
Em sua fala, o prefeito Joca destacou o trabalho realizado pela gestão, afirmando: “É um momento de alegria. Recebemos a assistência social em estado de calamidade, mas conseguimos manter tudo em funcionamento.”
O secretário Damião Neto expressou sua alegria pela inauguração, afirmando: “Estamos fazendo história. Estamos testemunhando a priorização da gestão do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). O CREAS chega para oferecer suporte àqueles que têm seus direitos violados.”
O CREAS é um serviço de média complexidade destinado a atender pessoas em situações de ameaça e violações de direitos, abrangendo idosos, mulheres, crianças, adolescentes e pessoas com deficiência que enfrentam abandono, violência física, psicológica ou sexual. A execução do serviço fica a cargo da Coordenadoria da Política Estadual de Assistência Social.