Símbolos do Município

A BANDEIRA

Como símbolo do novo município, é criada sua bandeira e nela inseridos os elementos mais expressivos de sua história: a cor marrom traduzia o couro, produto da pecuária aí desenvolvida desde os primórdios de sua povoação; a flor do algodão, representando a predominância dessa cultura, o azul detalhe de um barco, além de remeter ao ambiente natural das águas do Riacho, faz lembrar a Batalha do Riachuelo; o branco e o vermelho espelham respectivamente a paz e o sol, tão presentes na vida dos riachuelenses.

Constituída de um retângulo branco com listeis azul e vermelho – simbolizando paz, coragem e o heroísmo de patriotas que lutaram e ergueram a bandeira
da vitória na condição de combatentes e voluntários da Pátria, tendo, ao centro o escudo do Município.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

BRASÃO DE ARMAS

Estilo inglês, 8 X 7 módulos ou seja: (35cm de largura por 40cm de altura). Campo em diagonal. Lado esquerdo – um capulho de algodão, símbolo vegetal do estado e histórico da nossa economia algodoeira sobre o “coro de boi” trabalhado, representando a atividade pecuária do município a qual se destaca pelo fabrico do famoso queijo de grande aceitação comercial.

No lado direito, o barco e o mar, descrevem a Histórica Batalha Naval e enaltece o “ex-combatente e voluntário da Pátria” Manuel Severiano de Macedo detentor da rica fazenda que gerou o povoado e, consequentemente, o município, adotando o nome da Batalha “RIACHUELO”, CIDADE que floresce – homenagem ao memorável fato histórico e ao dever cívico patriótico prestado à Pátria por esse norte-rio-grandense.

Nas faixas, o nome do Município e a data de sua emancipação política.

Os Símbolos do Município foram instituídos pela Lei Municipal n° 515/2012, de 20 de março de 2012.