Município Recebe Certificado de Excelência na Vigilância da Qualidade da Água
O município de Riachuelo foi agraciado com um importante reconhecimento, o Certificado de Vigilância da Qualidade da Água para .
A entrega do certificado aconteceu durante a Oficina sobre o Programa “VIGIAGUA”, o organizada pela Subcoordenadoria de Vigilância Ambiental (SUVAM), em parceria com a III Unidade Regional de Saúde Pública (III URSAP).
Ricardo Coelho, Coordenador de Vigilância Sanitária e Endemias , e Manoel Venâncio, Fiscal de Vigilância Sanitária, foram os representantes do município durante a oficina e solenidade.
Dentre os 26 município que compõem a III região de saúde, Riachuelo foi um dos que atingiu com êxito os 3 (três) indicadores do Programa de Qualificação da Ações de Vigilância em Saúde (PQA-VS).
O certificado foi concedido após uma avaliação rigorosa das medidas implementadas pelo município para monitorar e melhorar a qualidade da água. Entre os critérios avaliados estavam os processos de tratamento, a regularidade da fiscalização e a eficiência na resposta a possíveis contaminações.
Ricardo Coelho, expressou seu orgulho e satisfação com este reconhecimento. “Este certificado demonstra o compromisso da gestão em adotarem práticas vigilância assertivas, assegurando a população o consumo seguro da água que chega na torneira”, frisou.
“Com este certificado, Riachuelo estabelece um marco significativo em seu compromisso contínuo com a qualidade de vida e a saúde pública, garantindo que a vigilância da qualidade da água permaneça uma prioridade em suas políticas e ações futuras”, disse o secretário municipal de Saúde, Caetano Sena, ao comentar sobre a certificação.