Aconteceu na noite de segunda-feira, 14/2, a solenidade de abertura da Jornada Pedagógica 2022.
O evento aconteceu na Quadra de Esportes da Escolas Municipal Manoel Gurgel do Amaral Valente e, além reunir profissionais da educação, contou com a presença do prefeito Joca Basílio, a primeira-dama Leninha Teixeira, a vice-prefeita Clébia Sena, secretário municipal de Educação Rômulo Basílio, secretários municipais e autoridades municipais.
O prefeito Joca Basílio abriu o evento falando da satisfação em participar da jornada de forma presencial, e aproveitou para prestar contas das ações da gestão na área da educação, como a adesão ao aumento de 33,24% do piso salarial. O prefeito ainda reafirmou o seu compromisso em trabalhar em parceria com os profissionais para que Riachuelo alcance metas e se torne referência em educação na região.
O Secretário da Educação, professor Rômulo Basílio, se mostrou emocionado com a realização da jornada presencial, ressaltando a importância do momento, em que todos estavam ali reunidos para uma troca de experiência importante para o futuro da educação municipal.
A noite ainda contou com uma palestra motivacional com o psicólogo, fonoaudiólogo, psicopedagogo, psicanalista e professor Hilton Gomes – conhecido como o educador da emoções. Na palestra “Voo 2022: a conexão”, o educador abordou assuntos relacionados a neurociência, gestão das emoções e inteligência emocional, propósito, missão, carreira, a pedagogia do afeto, pedagogia do caracol e metodologias ativas numa apresentação bastante interativa com os presentes.
Após a palestra, aconteceu um momento de confraternização entre os presentes, que tiraram fotos e puderam escrever pensamentos no instagramável “quadro do recomeço” preparando especialmente para o evento, e ainda puderam curtir a boa música da dupla Adilson Santos e Levy.
A jornada pedagógica prossegue na terça-feira, 15/02, com palestra durante todo o dia na Escola Manoel Gurgel. E de 16 a 18 nas escolas com atividades de planejamento .