O município de Riachuelo promoveu no sábado, 17/9, o Dia D de Vacinação contra a Poliomielite. Três unidades de saúde (UBS Bairro, Centro e Cachoeira) estiveram abertas durante todo o dia de sábado com uma boa procura pela vacina. Para incentivar a participação as crianças vacinadas receberam lanchinhos e os pais participaram de sorteio de brindes.
A imunização contra a poliomielite é destinada às crianças menores de 5 anos.
O Ministério da Saúde destaca a necessidade de obter uma alta cobertura vacinal para que doenças erradicadas, como poliomielite, não voltem a ser registradas no país. No mundo todo, as coberturas caíram durante a pandemia de covid-19.
“Temos feito um grande esforço contra atingir a meta de vacinação. Há muito desiformação, fake news, e mentiras sobre vacinas. É muito importante que pais e/ou responsáveis saibam da importância da vacina para saúde das crianças. Polio pode matar ou deixar sequelas. A vacina é única proteção.”, ressalta Anderson Brito, secretário da Saúde.
Além da vacinação contra Poliomielite, a Secretaria de Saúde alerta para a atualização Caderneta de Vacinação da criança e do adolescente.
As vacinas disponíveis são: Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), Febre amarela, Tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba), Tetraviral (sarampo, rubéola, caxumba e varicela), DTP (tríplice bacteriana), Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus humano).
Estarão disponíveis para os adolescentes, as vacinas HPV, dT (dupla adulto), Febre amarela, Tríplice viral, Hepatite B, dTpa e Meningocócica ACWY (conjugada).
A imunização contra a covid-19 também está em andamento e as vacinas poderão ser administradas de maneira simultânea, de acordo com o Calendário Nacional.
Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br