A Prefeitura de Riachuelo, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer – SEMECEL, realizará no próximo sábado, 10/9, a partir das 15 horas, o tradicional Desfile Cívico alusivo ao Dia da Independência do Brasil.
O Desfile Cívico é uma forma de despertar o civismo e o senso crítico dos educandos e da população local em relação à história do País, mas é, também, uma excelente oportunidade de apresentar fatos que compõe a história municipal, possibilitando mais conhecimento da comunidade sobre o lugar em que vive.
Neste sentido e por meio do tema: “RIACHUELO: DA AGROPECUÁRIA, CICLO DO ALGODÃO, DO QUEIJO À EÓLICA: UM NOVO TEMPO” , o desfile vai fazer uma abordagem cívica (história) e uma abordagem pedagógica (estudo) simultaneamente.
O objetivo é fazer com que os alunos e o público se reconheçam por meio da (re)descoberta da história e percebam que ela é um elemento de integração
para o povo que somos.
O desfile acontecerá na sede do município e terá a participação da Creche Pequeno Querubins e das escolas municipais da sede do município Manoel Gurgel e José Alves de Lima, além das escolas Francisquinho Caetano (Cachoeira do Sapo), Tancredo Neves (Serra da Formiga), Antônio Lins de Medeiros (Furnas) e Monsenhor Expedito (Potengi Pequeno). A Escola Estadual Manoel Severiano, Escola Smilinguido, Projeto Arvore de Bons Frutos, Projeto Social Interliga, Conselho Tutela e as secretarias de Saúde e da Assistência Social também participaram do desfile.
Bandas Marciais da escolas Manoel Gurgel e Manoel Severiano, além da Orquestra, também estarão no desfile.
A Prefeitura disponibilizará transporte para toda zona rural atendida pelo transportes escolar. O desembarque acontecerá no ponto de concentração e o embarque no dispersão.
A concentração acontecerá na Rua Tota Azevedo (altura da Praça Cândido Batistas) e terá seu ponto de partida no Pórtico de Entrada da Cidade, percorrendo a Av. Luiz de Gonzaga Cavalcanti, a Rua Ver. Francisco Bezerra e terminando em frente ao CEPASME (Rua Tota Azevedo).
Durante o percurso haverá 3 pontos de apoio (com água) para os estudantes e profissionais: Pórtico, sede da SEMECEL e no CEPASME.
Este ano, a Prefeitura montará uma arquibancada para acomodação do público. A arquibancada ficará ao lado do palco, que será instalado na esquina da R. Francisco Bezerra com a Av. Luiz de Gonzaga Cavalcanti.
A partir do meio-dia, todas as ruas que fazem cruzamento com a Av Luiz de Gonzaga Cavalcanti terão acesso fechado e trânsito interrompido (exceto para casos de emergência).
“Tivemos o cuidado de voltar com o desfile de forma planejada. Queremos um desfile diferente. O prefeito Joca Basílio deu todo o apoio para que pudéssemos concretizar o projeto da forma que foi concebida. Vale ressaltar que tudo o que será visto pelo público teve a participação dos diretores e profissionais das escolas, com a participação dos alunos, inclusive. Vamos contar a história do município e reavivar orgulho da nossa história, que faz parte da história do Brasil.” frisou o secretário da Educação Professor Rômulo Basílio.