O Arraiá do Povão, que ocorrerá nesta sexta, dia 7, e sábado, dia 8 de julho, tem como tema principal a rica cultura do mamulengo. Todo o evento tem uma programação visual repleta de reproduções dos bonecos do brincante do município, o Sr. José Felipe (mais conhecido como Zé Felipe). Além de sua participação especial, o Sr. Zé Felipe será homenageado pela prefeitura durante a cerimônia de abertura, agendada para as 20 horas de sexta-feira.
“Essa celebração é de suma importância, pois ressalta o valor e a preservação da cultura popular, bem como promove o resgate da cultura local”, frisou o prefeito Joca Basílio.
A escolha da cultura do mamulengo como tema central do Arraiá do Povão reflete um movimento significativo da gestão pela valorização das tradições populares. No ano passado, a evento homenageou a cultura da Xilogravura.
O mamulengo, também conhecido como “João redondo”, ué m teatro de bonecos típico do nordeste brasileiro e carrega consigo a história e os costumes de uma região, transmitidos ao longo de gerações. Ao destacar essa manifestação cultural, a Prefeitura busca resgatar e preservar elementos essenciais da identidade local, fortalecendo a conexão entre passado e presente.
A participação especial do Sr. Zé Felipe, brincante do município reconhecido em todo o Estado, traz ainda mais relevância ao Arraiá do Povão. Sua apresentação e a homenagem da prefeitura representam um reconhecimento merecido por seu trabalho em prol da cultura popular. Essa valorização não só incentiva o Sr. Zé Felipe a continuar seu legado.
Além de Zé, o Projeto Social Interliga, que também fará apresentação na abertura do Arraiá, desenvolve o tema de teatro de bonecos, inspirando novos brincantes a se envolverem ativamente na preservação das tradições regionais.