“Proteção social para acabar com o trabalho infantil” é o tema da campanha nacional promovida pelo Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI), Ministério Público do Trabalho (MPT) e demais parceiros.
A Prefeitura de Riachuelo apoio a iniciativa e, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social – Semthas, tem desenvolvido ações voltadas para a proteção social.
Projetos com o NUCA – Núcleo da Crianças e do Adolescente e o SCFV -Serviços Social de Fortalecimento de Vínculos, atuam em sinergia com as políticas públicas que visam erradicar o trabalho infantil da rotina de crianças e adolescentes garantido o direito à infância sem abusos ou exploração.
A campanha de Combate ao Trabalho Infantil tem o objetivo de sensibilizar a sociedade da urgente necessidade de efetivação do regramento jurídico existente de proteção à infância e à adolescência e da criação e ampliação dos investimentos em programas e políticas sociais com fins de redução à pobreza e à vulnerabilidade socioeconômica que incide sobre as famílias brasileiras, restringindo desse modo as principais causas que ocasionam o trabalho infantil.