A Prefeitura, em colaboração com a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semthas), o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e o Conselho Tutelar, lançou na tarde de quarta-feira, 7/2, campanha visando fortalecer o combate às violações de direitos durante o período de Carnaval.
Para a ação, a secretaria reuniu os participantes dos programas desenvolvidos pelo CRAS (Criança Feliz, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV) e lançou o Bloquinho Social Folia, que percorreu as ruas da cidade chamando a atenção com máscaras e adereços carnavalescos. Enquanto se deslocavam até a área de convivência da Pracas das Crianças, membros da secretaria do CMDCA e do Conselho Tutelar distribuíram panfletos e fixaram cartazes no comércio com mensagem de combate.
Sob o lema “BLOCO DISQUE 100. NÃO DESVIE O OLHAR: PROTEJA AS CRIANÇAS E ADOLESCENTES”, a campanha aborda principalmente o Enfrentamento à Violência Sexual, com ênfase na Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, e o Combate ao Trabalho Infantil. Também fornece orientações e alertas sobre a prevenção e fiscalização da venda e uso de álcool por crianças e adolescentes, estimula a identificação e notificação rápida de desaparecimentos de crianças, e destaca a importância da vacinação para que as crianças aproveitem o Carnaval de maneira segura e protegida.
Além do Disque 100, número nacional para denúncias, o Conselho Tutelar estará pronto para encaminhar todas as denúncias recebidas.
O secretário da Assistência Social, Dr. Damião Neto, os conselheiros tutelares (Charles Eduardo, João Paulo, Jakeline Brito e Pedro Júnior), além da representando do CMDCA, Martha Karina , participaram do evento.